Animais Fantásticos e Onde Habitam

Padrão

J.K. Rowling abre novas possibilidades para o universo de Harry Potter

Por Leonardo Sanchez
TÍTULO ORIGINAL: Fantastic Beasts and Where to Find Them
DIREÇÃO: David Yates
DURAÇÃO: 113min
GÊNERO: Aventura, Fantasia
PAÍS: Reino Unido, EUA
ANO: 2016
4

 Os fãs de Harry Potter tiveram um ano agitado, cheio de novidades: de um novo parque temático em Hollywood a uma peça em Londres sobre o que acontece anos após o bruxo deixar Hogwarts. Nos cinemas, o grande acontecimento foi a estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam, que apesar de ter outro protagonista, é igualmente fascinante.

Newt Scamander (Eddie Redmayne) é um magizoologista inglês que viaja a Nova York, na década de 1920, com uma maleta cheia de criaturas mágicas, que acabam se perdendo pela cidade. Junto com Tina Goldstein (Katherine Waterston), que trabalha para o Congresso Mágico dos Estados Unidos da América, ele precisa recuperar os animais antes que eles exponham a comunidade bruxa estadunidense para o mundo trouxa.

FANTASTIC BEASTS AND WHERE TO FIND THEM

Novas histórias dentro de universos populares sempre são motivo de temor. Na maioria das vezes, diretores e produtores não acertam, fazendo dos spin-offs jogadas de marketing lucrativas, mas puramente comerciais e insatisfatórias. Foi o que aconteceu com a trilogia O Hobbit, precária frente à qualidade de O Senhor dos Anéis, apesar de também ser baseada na obra de Tolkien.

Animais Fantásticos, porém, é uma história diferente e criativa, que consegue se destacar em meio aos oito filmes da saga Harry Potter com uma narrativa original e igualmente encantadora. O protagonista Newt Scamander pode não ser tão forte quanto Harry, mas Animais Fantásticos não tem como principal objetivo narrar as aventuras da personagem.

fb2

O propósito por trás da história de J.K. Rowling é justamente expandir seu universo e dar uma ideia geral da situação da comunidade bruxa não somente em outras épocas, mas também em outros países e culturas. Os bruxos estadunidenses têm uma forma diferente de governo, chamam os trouxas por outro nome e ainda têm leis rígidas que ecoam momentos históricos do país – das Bruxas de Salem às leis segregacionistas e racistas em vigor até poucos anos atrás.

Ambientar um filme da mente de J.K. Rowling em um lugar que não o Reino Unido parecia uma heresia, mas o resultado é fascinante e faz com que o público tenha uma ideia mais completa e real do funcionamento do universo bruxo.

fantastic_beasts_and_where_to_find_them_full_movie_poster_image-5

A narrativa aborda os mesmos temas já presentes em Harry Potter – autoritarismo, intolerância, amizade – mas faz isso de forma original. Não somente por se passar nos Estados Unidos, mas também pelo carisma e pelas personalidades distintas de suas novas personagens.

Eddie Redmayne faz um ótimo papel como Newt Scamander, passando para o público a excentricidade e timidez do protagonista com facilidade. Alison Sudol traz charme à narrativa com sua gentil Queenie, enquanto Dan Fogler arranca risadas com o divertido Kowalski. Katherine Waterson, por sua vez, é a grande surpresa do filme e está perfeita como Tina. Ezra Miller e Colin Farrell fazem trabalhos igualmente bons.

vamers-fyi-movies-fantastic-beasts-and-where-to-find-them-review-banner-03

Em termos técnicos, o filme é acompanhado de uma trilha sonora que faz constantes menções aos temas de Harry Potter, trazendo frescor ao filme sem fazê-lo perder sua parte nostálgica. Os figurinos e cenários são incríveis, mesclando o visual à la Grande Gatsby da década de 1920 com o estilo próprio do universo de J.K. Rowling. Os efeitos especiais são de primeira e todas as criaturas apresentadas no filme impressionam.

O único problema de Animais Fantásticos é que ele pode parecer confuso em alguns momentos. Sua trama não é das mais fáceis e um bom conhecimento da saga Harry Potter é necessário para entender o novo filme por completo.

FANTASTIC BEASTS AND WHERE TO FIND THEM

Ainda assim, uma das coisas mais fascinantes da história de Newt Scamander é justamente a sutileza com a qual ela se conecta com os livros de Harry Potter. Passagens menores, rapidamente mencionadas pela autora – como a ideia por trás dos Obscuros – ganham novo significado e dimensão neste lançamento. Enquanto isso, personagens como Grindelwald e Dumbledore devem receber histórias interessantes nas sequências desta nova série cinematográfica.

Animais Fantásticos e Onde Habitam abre uma porta de possibilidades para o universo mágico de J.K. Rowling. Com criatividade, a nova história fascina tanto quanto seus predecessores e deve explicar melhor os eventos que antecipam o nascimento de Harry Potter e a ascensão de Lorde Voldemort. É uma nova série de filmes que promete ser realmente fantástica.


Anúncios

Um comentário sobre “Animais Fantásticos e Onde Habitam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s