Inferno

Padrão

Livro de Dan Brown perde inventividade em versão hollywoodiana

Por Leonardo Sanchez
TÍTULO ORIGINAL: Inferno
DIREÇÃO: Ron Howard
DURAÇÃO: 121min
GÊNERO: Ação, Suspense
PAÍS: Estados Unidos, Hungria
ANO: 2016

2


Dan Brown é um autor que causa controvérsias. Apesar dos milhares de exemplares vendidos e da popularidade de seus livros, muita gente não gosta da obra do autor por considerá-la comercial. No cinema, O Código da Vinci e Anjos e Demônios funcionaram bem, atraindo a atenção do público. Mas nem Tom Hanks consegue salvar o terceiro filme da série, Inferno.

Após acordar em um hospital em Florença, na Itália, com amnésia, o professor universitário Robert Langdon (Tom Hanks) precisa fugir do que parece ser um complô envolvendo governos e organizações para matá-lo. Junto com a médica Sienna Brooks (Felicity Jones), ele precisa seguir pistas para impedir uma arma biológica de ser ativada.

213

Inferno é uma decepção. Para aqueles que leram o livro de Dan Brown, a decepção é ainda maior. Depois do tenso e interessante Anjos e Demônios, lançado há sete anos, é triste ver Robert Langdon voltando às telas em um filme tão pobre.

Não há nada de errado em alterar uma história quando ela passa das páginas – ou do palco – para o cinema. O problema, porém, é quando a adaptação é para pior. Ron Howard fez exatamente isso em Inferno: pegou um material riquíssimo e o empobreceu, comprometendo pontos centrais da trama.

Omar Sy

O grande problema do filme estrelado por Tom Hanks está justamente em sua necessidade de se adaptar a padrões hollywoodianos do gênero de ação. Ao invés de investir no suspense e no cérebro de Langdon para solucionar seus problemas, o longa-metragem decide se encaixar em uma fórmula clichê, despida de inventividade.

O Langdon de Inferno não é testado tanto quanto em seus dois primeiros filmes e suas especialidades, história da arte e simbologia, não são peças chaves para solucionar a ameaça biológica do filme.

Tom Hanks

Da mesma forma, o desfecho credível e questionador do livro é descartado em prol de um final feliz que não convence. Um romance para Langdon também é criado e as coincidências que o envolvem beiram o ridículo.

É uma pena que um livro tão cheio de suspense e detalhes acabe se tornando só mais um filme de ação, sem nenhum brilhantismo que o faça se destacar entre os lançamentos do ano.

tom-hanks-e-felicity-jones-no-salacc83o-dos-500

Ainda assim, Inferno é ótimo entretenimento. Se os clichês e soluções fáceis são ignorados, o público pode sim ter uma experiência agradável no cinema. É um longa que prende a atenção com facilidade e as ótimas atuações de Tom Hanks e Felicity Jones conduzem a saga com maestria.

É bem verdade que as mudanças de trama e personagens empobrecem o material criado por Dan Brown, mas, como filme de ação e suspense, Inferno é decente. Seu roteiro pode ser bruto e confuso muitas vezes, mas não é ruim o suficiente para comprometer a obra em sua totalidade. É uma pena ver os pontos mais intrigantes e inteligentes do livro serem cortados na versão hollywoodiana, demasiadamente caricata e maniqueísta. Pelo menos é uma boa diversão – mas nada além disso.


Anúncios

Um comentário sobre “Inferno

  1. Não entendo essa mania repetente de criar romance onde não há necessidade; me parece que acaba sendo a saída mais fácil pra alguns diretores de distrair o público de possíveis tramas falhas ou uma desesperada solução pra se prender atenção, especialmente em adaptações de livros. Com certeza Inferno não precisava disso. De qualquer forma, crítica excelente, fiquei com mais vontade ainda de ler o livro e fazer minhas comparações!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s