Paris no cinema

Padrão

Ratatouille

Brad Bird, 2007

giphy-2

Ratatouille é provavelmente o filme mais elegante que a Pixar já produziu. Ambientada em Paris, a animação é uma verdadeira homenagem à gastronomia e à Cidade Luz. Várias de suas cenas recriam o charme e a beleza das ruas e monumentos da capital francesa com perfeição, enquanto acompanham a emocionante jornada do aspirante a chef Remi.


Sinfonia de Paris

Vincent Minnelli, 1951

giphy-3

Um dos grandes clássicos da era de ouro dos musicais hollywoodianos, Sinfonia de Paris acompanha o americano Jerry Mulligan, interpretado por Gene Kelly, pelas ruas da capital francesa. Por meio de inesquecíveis números de dança, que traduzem toda a paixão que Paris inspira, entendemos o romantismo e o estilo “bon vivant” dos habitantes da cidade.


O Fabuloso Destino de Amélie Poulin

Jean-Pierre Jeunet, 2001

tumblr_muryf7H49W1sjowv8o1_500

Amélie Poulin é uma moça charmosa, diferente e que consegue evidenciar a beleza presente nas coisas mais simples da vida. Nenhum lugar melhor para sua história do que Paris, uma cidade cheia de excentricidade e delicadeza, que permite à personagem conhecer e tocar a vida das pessoas de uma maneira emocionante.


Os Miseráveis

Tom Hooper, 2012

tumblr_inline_n6ooldr5BO1r4ztqj

Uma lista com filmes ambientados em Paris não poderia negligenciar um dos momentos mais importantes da história da cidade e de toda a civilização ocidental: as revoluções que acometeram a França ao longo do século XIX. Os Miseráveis, além de mostrar a face progressista e libertária do país, ainda narra uma emocionante jornada de amor, em suas mais diversas formas.


Moulin Rouge: Amor em Vermelho

Baz Luhrmann, 2001

giphy-4

Moulin Rouge é provavelmente um dos filmes mais românticos já produzidos. Parte disso se deve à cidade na qual se passa: Paris. A boemia e o sentimentalismo franceses são essenciais para contar a história de amor vivida pela cortesã Satine e o escritor Christian. Com seu visual elegante e de tirar o fôlego, o musical mostra uma Paris vibrante, charmosa e diferente de qualquer outro lugar do mundo.


Meia Noite em Paris

Woody Allen, 2011

giphy

O filme de Woody Allen é mais uma homenagem ao espírito artístico e imaginativo da capital francesa. Em seus passeios noturnos, a personagem de Owen Wilson encontra poetas, pintores e outras figuras ilustres que frequentaram Paris na década de 1920, um dos períodos mais ricos e influentes pelos quais a cidade já passou.


O Corcunda de Notre Dame

Gary Trousdale e Kirk Wise, 1996

tumblr_n9yzs2OFoY1ti8vtoo1_500

Além de Os Miseráveis, outro clássico literário de Victor Hugo que deu a Paris algumas de suas personagens mais icônicas é O Corcunda de Notre Dame. Sua versão cinematográfica mais conhecida, feita pela Disney em 1996, captura com perfeição o simbolismo e a magnitude da catedral francesa, mostrando a Paris de séculos atrás e todo o seu pluralismo.


A Invenção de Hugo Cabret

Martin Scorsese, 2011

tumblr_m0d677YNsH1qae3y1o1_500

Uma homenagem ao cinema, que surgiu na França pelas mãos dos irmãos Lumière, A Invenção de Hugo Cabret é provavelmente o filme mais fantasioso de Martin Scorsese. Com uma história delicada e inocente, Paris é apresentada de forma sofisticada, fantástica e moderna.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s