X-Men: Apocalipse

Padrão

Espírito aventuresco se mantém vivo com novo elenco da franquia mutante

Por Leonardo Sanchez
TÍTULO: X-Men: Apocalypse
DIREÇÃO: Bryan Singer
DURAÇÃO: 144min
GÊNERO: Ação, Aventura
PAÍS: EUA
ANO: 2016
4

O último filme do trio de batalhas heróicas de 2016 finalmente chegou aos cinemas. Depois do péssimo Batman vs. Superman e de Capitão América: Guerra Civil, chegou a vez dos mutantes da Marvel se enfrentarem. X-Men: Apocalipse apresenta novos rostos para interpretar as personagens já famosas da franquia e, ao contrário do que muitos têm dito, faz isso muito bem, dando sobrevida e renovando sua trama de forma elaborada e divertida.

O primeiro mutante do mundo, Apocalipse (Oscar Isaac), acorda após séculos escondido em ruínas do Egito Antigo. Determinados a perpetuar a dominação dos mutantes sobre os humanos, o vilão e Magneto (Michael Fassbender) precisam enfrentar os alunos do professor Xavier (James McAvoy), além de Mística (Jennifer Lawrence) e Fera (Nicholas Hoult).

xmen0002

Assim que as primeira críticas de Apocalipse surgiram na internet, muitos fãs da franquia ficaram com medo do que estava por vir. Diferente de Capitão América (extremamente elogiado) e Batman vs. Superman (horrível por consenso), o novo capítulo da saga mutante dividiu opiniões e seu futuro nas bilheterias pareceu incerto. Agora, com sua estreia, fica claro que o novo X-Men mantém o nível da franquia alto, sucedendo os ótimos Primeira Classe e Dias de um Futuro Esquecido com brilhantismo.

A grande questão nesse filme era como manter a franquia viva, com seu elenco original envelhecendo e perdendo o interesse pela saga, e também como organizar o universo mutante, depois da confusa linha temporal que a trama tem seguido.

Pois bem, Apocalipse resolve todos esses problemas e faz isso de tal maneira que o público logo se acostumará com a ausência do Wolverine de Hugh Jackman, do Xavier de Patrick Stewart e do Magneto de Ian McKellen. Os novos elementos de X-Men funcionam muito bem no filme e abrem espaço para mais expansões em seu universo.

X-Men-Apocalypse-Trailer-Storm-Horseman

Se por um lado perderemos o elenco precursor da franquia, por outro Apocalipse apresenta ao público um novo grupo de jovens mutantes, carismáticos, divertidos e que sustentam a personalidade de cada uma das personagens muito bem.

Se Evan Peters e Kodi Smit-McPhee roubam a cena com o bom humor de Mercúrio e Noturno, Sophie Turner e Tye Sheridan já demonstram a sintonia necessária para viverem o casal formado por Jean Grey e Ciclope. Ao mesmo tempo, McAvoy, Fassbender, Lawrence e Hoult continuam ótimos.

Mas não é só de personagens que um filme vive. A trama de Apocalipse também é muito bem elaborada. Seu roteiro se encarrega de mencionar a origem de alguns dos mutantes de forma original e na medida certa, enquanto a ação e o espírito aventuresco continuam prendendo a respiração do público, deixando-o tenso do começo ao fim.

maxresdefault-2

O grande problema de X-Men, porém, está justamente em seu título. Apocalipse, que deveria ser um grande e temido vilão, beira o ridículo. Não pelo visual, que funciona bem ao mesclar o misticismo de suas origens faraônicas ao mundo dos heróis, mas pela falta de clareza em seus objetivos. A extensão de seus poderes nunca é definida e ele praticamente faz o que quer durante toda a trama, sem saber ao certo o porquê.

Por outro lado, o filme tem seus méritos por apresentar a formação dos X-Men de maneira emocionante e ousada, enquanto continua discutindo assuntos como intolerância e militarismo – mesmo que, desta vez, isso ocorra de maneira menos acentuada. Além disso, o longa se encaixa bem no clima de anos 80 no qual é ambientado e Mercúrio, mais uma vez, rouba a cena em uma sequência musical excelente.

Apocalipse finaliza mais uma trilogia X-Men e abre espaço para um universo cheio de novas possibilidades. Com o elenco rejuvenescido e a linha temporal renovada, a franquia mutante tem todos os ingredientes para manter sua popularidade e qualidade nos filmes que ainda estão por vir.


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s