Ave, César!

Padrão

Risada é garantida em filme ambientado na Hollywood dos anos 50

Por Leonardo Sanchez

TÍTULO ORIGINAL: Hail, Caesar!
DIREÇÃO: Ethan Coen & Joel Coen
DURAÇÃO: 106min
GÊNERO: Comédia
PAÍS: Reino Unido, EUA
ANO: 2016

5


A comédia é um dos gêneros mais difíceis de se fazer, mas foi graças a ela que os irmãos Coen fizeram seu nome em Hollywood. Por meio dos bem sucedidos Fargo e O Grande Lebowski, eles criaram uma marca na indústria e, agora, retornam à comédia com Ave, César!, filme que acerta em todos os momentos e é sem dúvida um dos lançamentos mais engraçados dos últimos anos.

Durante a década de 50, Eddie Mannix (Josh Brolin), um executivo de Hollywood, precisa solucionar os problemas e escândalos gerados pelas estrelas de seu estúdio para manter a boa imagem da indústria cinematográfica. Entre atores de talento duvidoso, como Hobie Doyle (Alden Ehrenreich), e atrizes que colecionam casamentos, como DeeAnna Moran (Scarlett Johansson), Eddie precisa encontrar Baird Whitlock (George Clooney), astro envolvido em uma produção caríssima, mas que desaparece no meio das gravações.

screen_shot_2016-01-31_at_5.27.04_pm

Ave, César! é o tipo de filme recheado de bons momentos. Você sai da sessão e tem vontade de rever várias de suas cenas, seja pela piada, pela desenvoltura do elenco ou por ambos, como é o caso do ótimo número musical protagonizado por Channing Tatum. O longa é completo, apresentando desde o humor escrachado até aquele mais sutil.

Ao mesmo tempo em que faz rir, a trama se preocupa em dar um recado: não confie nas instituições. O roteiro debocha da constante necessidade humana de criar “clubes” para reunir seus similares. Faz isso por meio de suas críticas políticas e religiosas, que destroem de comunistas a capitalistas e de ateus a muçulmanos. Tudo isso, claro, de forma muito bem humorada. Ave, César! apresenta uma história aparentemente descomprometida, mas que se propõe a desconstruir toda a nossa sociedade.

EMGNHailCaesar3

O novo filme dos irmãos Coen ainda é uma paródia brilhante dos anos dourados de Hollywood. Da latina Carlotta Valdez (Veronica Osorio), que brinca com a personagem de Carmen Miranda, até o diretor inglês Laurence Laurentz (Ralph Fiennes), uma clara alusão a Laurence Olivier, passando pelo auge do western com Holbie Doyle e pela caça aos comunistas que contou com a ajuda da colunista Hedda Hopper, satirizada pelas irmãs Thacker encarnadas por Tilda Swinton, há diversas menções a personagens do passado.

5534f4a16cd27a5cb3da2097b505733486efa000

Ave, César! é um ótimo exemplo do peso que o casting exerce na qualidade dos filmes. O elenco do longa conta com nomes de talento inquestionável, como Tilda Swinton, George Clooney e Ralph Fiennes, e ainda encontra nos jovens Channing Tatum, Scarlett Johansson e Alden Ehrenreich uma fonte de humor inesgotável. É um dos melhores trabalhos de elenco dos últimos anos, com todos os atores e atrizes encaixando perfeitamente no papel para o qual foram designados. Não fosse por essa sincronia perfeita existente entre os membros do elenco, talvez o longa nem causasse tantas risadas.

hail-caesar-5

Ave, César! é, resumidamente, diversão garantida. Não há chance de sair da sessão sem dar ao menos uma risada. Seus personagens são caricaturas que funcionam muito bem para contar sua história e são tão bem trabalhadas que não sofrem pela falta de profundidade dada às vidas de cada um deles. O humor, claro, é ancorado a ótimos trabalhos de direção e roteiro, e consegue surpreender o público mesmo quando os rumos da trama parecem óbvios.

Da ótima canção e coreografia interpretadas por Channing Tatum à tentativa de Alden Ehrenreich em se tornar um ator de filmes sofisticados, são várias as cenas que foram montadas de forma brilhante e fica difícil pensar em maneiras de deixar a trama melhor: ela já é perfeita. Ave, César! é uma comédia cinematográfica em sua forma mais criativa e inteligente e tem tudo para ser um dos melhores lançamentos de 2016.


Anúncios

2 comentários sobre “Ave, César!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s