Zootopia

Padrão

Disney volta a dar voz aos animais

Por Leonardo Sanchez
TÍTULO: Zootopia: Essa Cidade é o Bicho
DIREÇÃO: Byron Howard, Rich Moore
DURAÇÃO: 108min
GÊNERO: Animação, Família, Aventura
PAÍS: EUA
ANO: 2016
4

Algumas das animações mais memoráveis da Walt Disney são aquelas protagonizadas por animais. Sejam eles antropomórficos – ou seja, que assumem a forma humana – como em Robin Hood, ou mais “primitivos”, como é o caso de Bambi, os bichos sempre ocuparam um lugar especial nos filmes da empresa de Mickey Mouse. Depois de cinco anos do lançamento de O Ursinho Pooh, o estúdio resolveu, mais uma vez, dar voz aos animais e o resultado é uma divertida sátira de nossa sociedade.

Judy Hopps (Ginnifer Goodwin / Monica Iozzi) é uma coelha que nasceu e cresceu na área rural. Ela sempre teve o sonho de ser policial e, quando enfim consegue se tornar a primeira oficial coelho da cidade de Zootopia, vê seus sonhos frustrados ao saber que ficará encarregada de fiscalizar o trânsito. Mas quando vários predadores começam a desaparecer, Judy vê a oportunidade perfeita para provar seu valor, mas para isso precisa contar com a ajuda da raposa Nick Wilde (Jason Bateman / Rodrigo Lombardi), seu inimigo natural.

ZOOTOPIA

Zootopia reúne originalidade, diversão e um visual de tirar o fôlego. Diferente de seus antecessores mais recentes no departamento animalesco da Disney – como Nem que a Vaca Tussa ou O Galinho Chicken Little -, Essa Cidade é o Bicho é um filme para a família toda. Suas personagens, a estética colorida e as brincadeiras no roteiro encantam as crianças, mas por outro lado, suas críticas à nossa própria sociedade e as paródias aos nossos filmes e marcas só podem ser totalmente compreendidas pelos mais velhos.

O roteiro de Zootopia é interessante pela sutileza com a qual propõe debates importantes. Se por um lado temos uma sociedade aparentemente perfeita – “Zootopia” não deriva de “utopia” à toa -, por outro parece existir uma tensão natural entre as diferentes espécies que habitam a cidade que leva o nome da animação.

zootopia-header

Esse desconforto parece muitas vezes ecoar problemas bastante comuns da nossa própria realidade. Em determinada cena, Judy explica que “só um coelho pode chamar outro de fofo”, e é inevitável não pensar nas inúmeras discussões sobre estereótipos que estão tão presentes no século XXI.

Mesmo que essa seja a face mais interessante do filme, talvez seja ela também a mais problemática. Não pela maneira como esses debates são desenvolvidos, mas pela falta de protagonismo que recebem. Seria ótimo ver Zootopia se aprofundar mais ainda nesses assuntos, ao invés de se ater às soluções infantilizadas que muitas vezes aparecem para resolver os impasses da investigação de Judy Hopps.

ZOOTOPIA

Isso, claro, deixaria o filme mais importante e inteligente, mas não chega a comprometer a trama, que conta com divertidas paródias do filme O Poderoso Chefão, da série Breaking Bad e até mesmo da burocracia presente em nosso dia a dia. Um dos pontos altos da animação é com certeza a cena em que descobrimos que o “Detran” de Zootopia é comandado por preguiças lentas e irritantes.

O visual dos bichos de Zootopia é divertido e Judy Hopps e Nick Wilde formam uma dupla bastante carismática. A cidade em si, por sua vez, é de tirar o fôlego. O design de produção do filme é extremamente competente ao criar um ambiente humano, mas que leva em consideração as peculiaridades e a riqueza existentes no mundo animal. Quando chega a Zootopia, o trem de Judy percorre diferentes áreas – como Tundralândia -, cada uma destinada a um tipo de animal.

ZOOTOPIA

Zootopia tem uma mensagem importante e inspiradora, já que a história de Judy, no fim, não podia ser mais parecida com a de seu próprio predador natural, Nick Wilde. Sua trama mostra, em todos os momentos, a importância de abrir a mente e abandonar os estereótipos que parecem se fortalecer cada dia mais em nossa sociedade e ainda faz isso de maneira bastante divertida, contando com personagens como Gazelle – a antílope cantora interpretada por Shakira – para dar musicalidade e cor ao filme.


Anúncios

3 comentários sobre “Zootopia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s