Divertida Mente

Padrão

Pixar volta a surpreender com animação sobre as emoções

Por Leonardo Sanchez

TÍTULO ORIGINAL: Inside Out

DIREÇÃO: Pete Docter

DURAÇÃO: 94min

GÊNERO: Animação, Família, Drama

PAÍS: Estados Unidos

ANO: 2015

5


Desde 2010, os estúdios de animação da Pixar passam por uma “crise”. Depois de aparentemente concluir a história de Woody e Buzz, a companhia produziu outros três filmes – quebrando, em 2014, a lógica de um longa por ano. Valente era bom, mas se aproximava demais das características que se espera de um filme qualquer da Disney. Universidade Monstros era divertido, mas desnecessário. Carros 2 foi um desastre. Deixando seus projetos na incubadora ao longo do ano passado, o estúdio agora surge com Divertida Mente, que já conquistou público e crítica, e promete dar continuidade à boa fase da Pixar.

IMG_0541

Depois de mudar de cidade, a jovem Riley começa a ter uma série de conflitos emocionais. Dentro de sua cabeça, Alegria (Amy Poehler / Miá Mello), Tristeza (Phyllis Smith / Katiuscia Canoro), Raiva (Lewis Black / Leo Jaime), Medo (Bill Hader / Otaviano Costa) e Nojinho (Mindy Kaling / Dani Calabresa) precisam ajudar a garota a se adaptar à nova vida. As coisas dão errado, porém, quando Tristeza começa a alterar as memórias de Riley, obrigando Alegria a encontrar uma solução.

O que sempre chamou atenção na Pixar é sua capacidade de produzir animações voltadas para o público infantil, mas que impactam, talvez de maneira ainda mais acentuada, os adultos. Divertida Mente não foge à regra. As cinco emoções, coloridas, com personalidades singulares e divertidas, são um banquete para as crianças: arrancam risadas, são originais e extremamente carismáticas. Ao serem apresentadas aos adultos, porém, a reação é a mesma. Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho encantam o público mais velho e ainda reservam uma cota de piadas exclusiva para eles. Em determinado momento, Alegria acidentalmente mistura o conteúdo das caixas de fatos e opiniões de Riley. É uma piada simples, rápida, mas extremamente sincera e inteligente. Uma representação do típico humor “pixariano”.

INSIDE-OUT-19

Enquanto a trama é extremamente original, o universo no qual ela se passa é também bastante complexo. A maneira como a cabeça de Riley é estruturada certamente tomou horas de reflexão da equipe, o que resultou em um produto final convincente, bem bolado e de fácil compreensão para os pequenos. Não somente as emoções precisaram ser personificadas, como também sonhos e até amigos imaginários. Todo esse trabalho foi muito bem organizado por Pete Docter, permitindo a criação de um trabalho singular e inteligente. Ao sair da sessão, certamente muitas pessoas se questionarão o que está acontecendo dentro de suas cabeças, procurando soluções cinematográficas para seus atos ou pensamentos. Essa é a magia da Pixar.

InsideOut54aef6a6e091f.0

Os Minions nem precisam se preocupar: o próximo Oscar de animação já tem dono. Lindo mesmo seria ver Divertida Mente indicado também em categorias como Roteiro Original e Melhor Filme, o que sem dúvidas seria merecido. Afinal, o longa ainda tem como mérito enfraquecer o preconceito em torno de seu gênero. Já é hora de deixarmos de encarar as animações como filmes infantis. Inside Out prova que os desenhos podem ser tão profundos e inteligentes quanto qualquer outra história.

Divertida Mente é engraçado, emocionante e preserva o espírito aventuresco típico das animações da Pixar. É uma obra-prima que somente o quinteto de ouro da companhia, formado pelos diretores Andrew Stanton (WALL-E), Brad Bird (Ratatouille), John Lasseter (Toy Story), Lee Unkrich (Toy Story 3) e, o responsável por Divertida Mente, Pete Docter (Up), poderiam fornecer. O filme tem uma mensagem extremamente bonita e sincera, apresentada de maneira delicada e que impacta toda a família. É um filme divertidamente emocionante.


Anúncios

2 comentários sobre “Divertida Mente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s