A Incrível História de Adaline

Padrão

Filme narra jornada amorosa de personagem que deixa de envelhecer

Por Leonardo Sanchez
TÍTULO ORIGINAL: The Age of Adaline
DIREÇÃO: Lee Toland Krieger
DURAÇÃO: 110min
GÊNERO: Romance
PAÍS: Estados Unidos
ANO: 2015
3

O tempo é objeto de estudo de diversos filmes, ficções científicas ou dramas. Explorar as alterações causadas por ele pela visão de uma personagem que não está submetida ao tempo não é novidade. Temos O Curioso Caso de Benjamin Button e até mesmo a trilogia De Volta Para o Futuro para provar isso. A Incrível História de Adaline, ainda assim, consegue se destacar neste cenário.

theAdaline Bowman (Blake Lively), estadunidense nascida no começo do século XX, tem uma breve vida. Pouco após se casar e ter uma filha, um acidente de carro é responsável por mata-la. Poucos segundos depois de seu coração parar, porém, um raio reanima seu corpo, que volta à vida e para de envelhecer. Adeline então atravessa o século, com a vantagem de ser imortal.

A sinopse é interessante, sem dúvida. O problema, porém, é que assim como este, qualquer outro resumo oficial do filme dá a ele um foco distinto do verdadeiro. Muitos que assistiram a Adaline pensaram que o longa exploraria ao máximo as mudanças decorrentes do tempo. Na verdade, a película não passa de um romance, que usa a condição de sua protagonista para dramatizar ainda mais sua trama.

Falta ambição ao diretor Lee The-Age-Of-Adaline-poster-4Toland Krieger, algo que chama atenção no filme: ao invés de se arriscar, ele prefere se ater ao sentimentalismo e limita o poder da trama que tem em mãos. Ficamos desapontados ao perceber que existe muito mais que uma história de amor para ser explorada em Adaline. Queremos notar as mudanças do mundo com o passar do tempo, as revoluções culturais e tecnológicas, mas nada disso é apresentado. A personagem de Blake Lively surge, inesperadamente, já nos dias atuais, totalmente adaptada ao presente e ressuscitando o passado em ocasiões escassas, nas quais a atenção está completamente voltada para sua vida amorosa, não às mudanças e eventos históricos.

Mesmo assim, é preciso dar crédito para a habilidade do filme em emocionar. Sua esfera romântica é verdadeiramente cativante e mostra, com delicadeza, uma história bonita de amor, sensibilizando o público ao expor os medos de sua protagonista. É justamente quando a vida romântica da personagem é explorada ao máximo que o filme ganha força.

theeExistem algumas incoerências no roteiro de Adaline. A explicação dada para os eventos que proporcionam a ela a imortalidade é bastante rasa, o que definitivamente não interfere na trama e até certo ponto contribui para o seu lado mais poético. Poderia, porém, ter sido melhor embasada.

A Incrível História de Adaline é um filme romântico, que comove o espectador sem grandes esforços. Cumpre seu papel no gênero, mas desperdiça sua capacidade de ir além. Ganha pontos pela originalidade, no que diz respeito à condição da protagonista, mas é também exatamente por isso que deixa a desejar. Para os que gostam do gênero, é um ótimo filme, com uma mensagem leve e bonita. Para os que buscam algo mais, Adaline serve para deixar evidente uma incrível história desperdiçada.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s