Operação Big Hero

Padrão

Disney aposta em heróis e tecnologia em nova animação

Por Leonardo Sanchez

TÍTULO ORIGINAL: Big Hero 6

DIREÇÃO: Don Hall, Chris Williams

DURAÇÃO: 102min

GÊNERO: Animação, Aventura, Família

PAÍS: Estados Unidos

ANO: 2014


Em 2009, a Walt Disney Company comprou por incríveis 4 bilhões de dólares a Marvel Entertainment e, com isso, tornou-se responsável pela adaptação de muitos de seus heróis para as telas. O destino dos quadrinhos Big Hero 6, porém, tomou um caminho diferente de clássicos como Guardiões da Galáxia: a empresa do Mickey Mouse decidiu explorar a história por meio de seu estúdio de animação, produzindo um filme infantil, mas aliado ao heroísmo presente nos gibis.

Na fictícia cidade de San Fransokyo mora Hiro, um gênio da robótica que, motivado por seu irmão mais velho, decide criar um tipo de tecnologia revolucionário, a fim de conseguir uma vaga na universidade. Quando o seu projeto é roubado por um misterioso vilão, Hiro monta uma equipe de super heróis universitários, que precisam desmascará-lo. O protagonista ainda conta com a ajuda do atrapalhado Baymax, o último projeto de seu irmão.

Operação Big Hero é uma animação extremamente interessante. Tal característica fica evidente na mistura de elementos japoneses com americanos: toda a tecnologia da costa oeste estadunidense está aplicada ao misticismo e ao tradicionalismo da ilha asiática. A cidade fictícia criada é um bem construído híbrido de São Francisco e Tóquio, mostrando desde o início a personalidade única e original do longa metragem. Essa aliança entre heroísmo e modernidade rege o longa do começo ao fim, proporcionando momentos de euforia e curiosidade.

O grande acerto de Big Hero foi a criação de uma trama e de personagens próximos de seu público: Hiro e seus amigos são estudantes normais, que moram em uma cidade grande como tantas outras. A modernidade da história é diferente e bem elaborada, apostando na ciência e não na magia, como normalmente ocorre nos clássicos da companhia. É justamente esse ponto, porém, que deixa transparecer alguns aspectos rasos de seu roteiro. A inventividade tecnológica não é suficiente para encantar totalmente o público. Todos os robôs e máquinas presentes no longa cativam, mas sua racionalidade abre espaço para passagens desconexas ou exageradas.

Ainda assim, Big Hero produz personagens extremamente carismáticas, proporcionando excelentes cenas de ação. Baymax, o Olaf versão 2014, é apaixonante. Seu jeito abobalhado e gentil fascina as crianças e diverte os adultos. A personagem protagoniza ótimas cenas de humor, já que a comédia é um fator bastante presente em Big Hero 6 e contribui de maneira significativa para o ritmo do longa. A comicidade do longa reside na simplicidade, como evidencia a inocência de Baymax.

Operação Big Hero também toca em temas mais profundos. O amor entre irmãos, assim como em Frozen, é explorado de maneira sensível e bonita. Justamente por focar tanto na relação entre Hiro e Tadashi, porém, sobra pouco espaço para os amigos universitários dos dois, cada um com um imenso potencial, embora pouco explorado.

No que diz respeito ao aspecto visual, a animação é impecável. Os cenários são realistas e bonitos, enquanto as personagens também recebem grande atenção da equipe de design gráfico. A parte artística é bem equilibrada, ousando sem exageros ou apelações.

Apesar de previsível, Operação Big Hero é criativo e original. Sua simplicidade tem seus encantamentos e o filme é dotado de enorme sensibilidade, entretendo adultos e crianças. A Disney acerta mais uma vez, produzindo um filme bem humorado e para toda a família. O estúdio conciliou bem seu aspecto clássico e tradicional com as novidades trazidas pela Marvel. Big Hero 6 cumpre seu papel: diverte e está à altura da nova e fértil fase dos estúdios da Walt Disney.


Anúncios

Um comentário sobre “Operação Big Hero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s