Peter Pan Live!

Padrão

Versão televisiva do musical tem erros, mas mesmo assim encanta

Por Leonardo Sanchez

TÍTULO ORIGINAL: Peter Pan Live!

EMISSORA: NBC

GÊNERO: Musical, Família

PAÍS: Estados Unidos

ANO: 2014


Em 2013, a emissora americana NBC levou para a televisão o clássico A Noviça Rebelde, encenado ao vivo em rede nacional. O programa foi visto por quase 20 milhões de pessoas e o sucesso fez com que a produtora anunciasse planos de continuar adaptando clássicos teatrais para a TV como parte da programação especial de Natal. Em 2014, foi a vez do musical Peter Pan, já transmitido ao vivo em outros anos, ganhar uma nova versão. A conclusão é que, independente da montagem, o clássico escrito por J. M. Barrie tem um imenso potencial para encantar tanto as crianças quanto os adultos.

Tradicionalmente, o papel de Peter Pan é interpretado por uma mulher e, diferente de 2013, a NBC escolheu bem a protagonista da montagem desse ano. Enquanto a interpretação de Carrie Underwood em A Noviça Rebelde foi uma das coisas mais assustadoras já exibidas na televisão, Allison Williams encarna o “menino que não queria crescer” maravilhosamente bem. A atriz da série Girls é afinadíssima e, mesmo que seu sotaque britânico não seja tão convincente, a americana constrói um Peter Pan com personalidade e carisma. Williams brilha sempre que aparece na tela.

Kelli O’Hara, veterana da Broadway, mesmo interpretando a periférica senhora Darling, encanta com sua voz e se entrega completamente ao papel. O ensemble todo é talentoso, encenando os números musicais com naturalidade e vivacidade. A grande decepção no elenco, porém, fica a cargo de Christopher Walken e seu Capitão Gancho, que muitas vezes pareceu entediado. Entre falas esquecidas e números de sapateado de mentirinha, Walken só é salvo pela marca própria que dá ao vilão, que não deixa de ser interessante.

A direção de arte é linda. As imagens de Londres são boas e a Terra do Nunca enche os olhos do espectador. A artificialidade do visual da ilha não é um ponto negativo. Muito pelo contrário: explora de maneira criativa o imaginário infantil e adiciona graça à produção. Da mesma maneira, os figurinos são muito bem trabalhados, com exceção dos Meninos Perdidos, cujas roupas pecam pela falta de sujeira e de rasgos. Ainda na parte técnica, é inegável a existência de falhas na fotografia, na edição e também na mixagem de som. Esses problemas, porém, são esperados em uma produção ao vivo de uma peça tão complexa.

Os números musicais são contagiantes e, com pouco esforço, emocionam. As melodias são belíssimas e a coreografia é realmente esplêndida. A primeira dança protagonizada pelos Meninos Perdidos e os índios é montada de forma inteligente, assim como muitos dos outros números. O roteiro preserva o brilhantismo da peça original e conta com boas pitadas de humor, encantando crianças e adultos, de maneiras diferentes, mas com igual sensibilidade.

Existem alguns outros erros que, infelizmente, quebram a naturalidade do enredo. A cena em que a personagem de Williams pede para o público bater palmas e salvar Sininho chega a ser tosca. Com uma plateia ao vivo, a ideia talvez funcionasse. No caso da televisão, fica sem sentido e não convence.

De maneira geral, Peter Pan Live! é encantador. É verdade que a história original de J. M. Barrie é responsável por grande parte do sucesso da montagem, mas, ainda assim, a equipe passou por cima de qualquer problema esperado em uma transmissão ao vivo como esta, entregando um programa divertido e bonito. Os números musicais e suas interpretações despertam sensações únicas e conquistam o público sem qualquer dificuldade. A produção tem personalidade e o jeito caseiro que a narrativa adquire a deixa ainda mais interessante. Peter Pan Live! foi a maneira perfeita que a emissora NBC encontrou para unir a família, honrando não somente o musical original, mas também o livro.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s