Garota Exemplar

Padrão

David Fincher dirige adaptação literária bem elaborada e fascinante

Por Leonardo Sanchez

TÍTULO ORIGINAL: Gone Girl
DIREÇÃO: David Fincher
DURAÇÃO: 149min
GÊNERO: Drama, Suspense
PAÍS: Estados Unidos
ANO: 2014


Ao longo de sua carreira, o diretor David Fincher mostrou que tem um ótimo gosto literário. Muitos de seus filmes foram inspirados em obras de grande sucesso e de qualidade incontestável. Em O Curioso Caso de Benjamin Button ou A Rede Social, por exemplo, Fincher soube conduzir com maestria adaptações de páginas para as telas. Garota Exemplar é mais um grande acerto do diretor.

No dia em que comemoravam cinco anos de casados, a esposa de Nick Dunne (Ben Affleck), Amy (Rosamund Pike), é dada como desaparecida. Protagonista de uma relação aparentemente amorosa, Nick acaba sendo perseguido pela imprensa e pela polícia após informações sobre uma crise em seu casamento virem à tona. A personagem precisa então decifrar o mistério em torno do sumiço de Amy, contando com a ajuda de sua irmã, Margo (Carrie Coon), para provar sua inocência.

Garota Exemplar é dono de um roteiro detalhado, cauteloso e extremamente bem elaborado. A história retratada se apoia em passagens inteligentes, que colocam o espectador em dúvida inúmeras vezes. Ainda joga com a personalidade de suas personagens, apresentando reviravoltas surpreendentes. A trama é tão bem redigida que, apesar da tensão que cria, abre espaço para leves tons de humor, escassos, mas que facilmente harmonizam com a seriedade de Gone Girl. As passagens complexas que contribuem para a cena do crime são muito bem pensadas, atentas a cada detalhe, fazendo com que todos os fatos se encaixem de forma satisfatória.

A montagem do filme é muito bem feita. Há várias alternâncias entre os momentos posteriores ao desaparecimento de Amy e aqueles que revelam a natureza de seu casamento. Todos eles são conduzidos de maneira leve, compreensível, sem comprometer o andamento da história. Ainda na parte técnica, a fotografia de Garota Exemplar revela-se surpreendente, destacando detalhes importantes para a trama e ajudando o elenco a transmitir o drama e a tensão envolvidos em seu roteiro.

A trilha sonora de Gone Girl é bastante apreensiva e se destaca sempre em que aparece. Contribui de maneira significativa para o bom funcionamento do filme enquanto suspense e seu tom misterioso e sombrio é diferente, moderno, realmente bom. Instiga a curiosidade do público com facilidade.

O casal protagonista é outro aspecto que merece ênfase. Ben Affleck está ótimo em sua interpretação do suspeito, mas inseguro, Nick Dunne. A grande estrela do longa, porém, é Rosamund Pike, que em sua Amy combina os mais diversos sentimentos e expressões. A enigmática personagem é sedutora ao mesmo tempo em que é casual, obscura mesmo parecendo ser tão óbvia. Pike transita com facilidade entre linhas emocionais muito distintas, entregando um trabalho esplêndido. É sem dúvida uma das melhores atuações femininas do ano.

Um ponto interessante do longa é a pintura feita da mídia. O jornalismo mostrado em cena é sensacionalista, superficial e reflete bem os problemas que afetam a profissão atualmente. Os jornalistas de Gone Girl são indispensáveis para conduzir não somente a opinião das personagens do filme, mas a do próprio espectador. É nesse triângulo não tão amoroso entre Nick, a polícia e a opinião pública (mediada pela imprensa) que reside a fragilidade da investigação do desaparecimento de Amy.

Garota Exemplar deixa seu público em dúvida muitas vezes. Mesmo quando este começa a desconfiar de seu desfecho, a trama se apresenta de uma maneira tão envolvente e fascinante que convence o espectador de que o fim pode não ser tão óbvio. David Fincher mostra que é cada vez mais competente, sendo talentoso ao conduzir uma obra tão complexa e rica para as telas com tamanha naturalidade. Tudo no filme se apresenta com excelência, aspectos técnicos ou não. Viciante do começo ao fim, Gone Girl é um candidato exemplar ao Oscar.


Anúncios

3 comentários sobre “Garota Exemplar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s