9 jardins do cinema

Padrão

9. Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003)

O filme de Tim Burton tem uma história muito bonita. Mais bonita ainda é a declaração de amor que a personagem de Ewan McGregor faz à Sandra Bloom. Sabendo da preferência da pretendente pelas flores narciso, o protagonista não hesita em montar um imenso e colorido jardim na frente da janela da moça. Puro romance!

fish


8. A Noviça Rebelde (1965)

sound of

Ambientado nos Alpes austríacos, é difícil encontrar alguma paisagem que se destaque em A Noviça Rebelde. Os jardins observados na cena de Do Re Mi, porém, por mais curto que seja o tempo em que aparecem, desempenham bem esse papel. São clássicos e bonitos, combinando com a atmosfera leve e extrovertida proposta pela protagonista Maria.


7. O Jardim Secreto (1993)

secret

A trama de O Jardim Secreto gira completamente em torno desse ambiente. Após ser descoberto por três crianças, o jardim passa a ser o refúgio das personagens do filme, ganhando vida aos poucos. A mágica presente em sua paisagem combina com a delicadeza do roteiro do longa.


6. E Se Fosse Verdade (2005)

heaven

A comédia romântica estrelada por Reese Witherspoon e Mark Ruffalo tem sua cena final ambientada em um jardim, localizado na cobertura do prédio onde a protagonista mora. Após uma delicada história, o sonho da personagem de transformar sua cobertura em um espaço florido é realizado pelo paisagista David. O jardim, além de extremamente bonito, tem uma atmosfera romântica que desencadeia uma cena de amor protagonizada por Ruffalo e Witherspoon.


5. Maria Antonieta (2006)

Antoinette

Maria Antonieta é recheado de cenas bonitas e elegantes. Em dois ambientes a natureza ganha destaque visual na trama: no Petit Trianon, refúgio da rainha francesa que dá nome ao filme, e no próprio Palácio de Versalhes, já imponente, mas que com o seu jardim fica ainda mais impressionante. O primeiro ambiente, cheio de significados, é onde a esposa de Luís XVI tem seus momentos de liberdade, fugindo da convulsão popular que preocupava a corte entre as paredes de Versalhes.


4. O Mágico de Oz (1939)

oz

Esteticamente, O Mágico de Oz é deslumbrante do começo ao fim. A cena na qual Dorothy, o Leão, o Homem de Lata e o Espantalho atravessam o campo de papoulas tem um visual extremamente bonito. As flores, porém, têm um papel na trama e não servem só para enfeitar o cenário: é nelas que a Bruxa Má do Oeste lança um feitiço responsável por fazer os quatro protagonistas caírem em um sono profundo.


3. Edward Mãos de Tesoura (1990)

Scissorhands

Edward é uma das personagens mais esquisitas da cinematografia. Ao contrário de suas mãos, porém, as esculturas que ele molda nos arbustos de seu jardim são belíssimas. Quando a personagem Peg chega ao castelo onde o protagonista mora, somos apresentados a plantas elegantes e impressionantes. O topiário de dinossauro feito por Edward é um ícone do cinema de Tim Burton.


2. Alice no País das Maravilhas (1951)

wonderland

A sensação que temos tanto na animação de Walt Disney quanto na adaptação de Tim Burton, é que o País das Maravilhas é um enorme jardim. Bonitas e completamente floridas, diversas cenas do longa de 1951 são encantadoras justamente pela natureza exótica e singular que apresentam. A cena em que Alice ajuda os guardas da Rainha de Copas a pintarem as rosas de vermelho é clássica. A parte mais delicada do grande jardim que é o País das Maravilhas, porém, é aquela em que a protagonista encontra as flores cantoras.


1. A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

wonka

Flores no meio da fábrica de chocolate? Não é bem assim. Tão excêntrico quanto Willy Wonka, o jardim do filme é, na verdade, uma reunião de doces em forma de plantas. Além de bonita, a área verde da fábrica é extremamente saborosa. Acostumadas a ver pés de alface ou frutas em meio à natureza, as cinco crianças escolhidas para visitar a empresa de Wonka, ao se deparar com árvores de chiclete, pirulitos gigantes e até um rio de chocolate, fazem parte de uma cena que todos os que já assistiram ao filme sonharam um dia em protagonizar.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s