Hoje Eu Quero Voltar Sozinho tentará vaga para o Brasil no Oscar 2015

Padrão
Por Leonardo Sanchez
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho teve forte campanha promocional nas redes sociais. A imagem acima foi publicada na página oficial do filme no Facebook após o anúncio do Ministério da Cultura. (FOTO: Reprodução)

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho teve forte campanha promocional nas redes sociais. A imagem acima foi publicada na página oficial do filme no Facebook após o anúncio do Ministério da Cultura. (FOTO: Reprodução)

CONFIRA A CRÍTICA DE HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO AQUI

O Ministério da Cultura (MinC) anunciou nessa quinta-feira (18/09) que o longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho será o representante brasileiro no Oscar 2015. A obra de Daniel Ribeiro concorrerá a uma das cinco vagas para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O anúncio dos selecionados deve ocorrer em janeiro de 2015.

O longa de 2014 conta a história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um estudante cego que precisa lidar com os problemas comuns da adolescência ao lado de sua melhor amiga, Giovana (Tess Amorim) e do novo colega de sala Gabriel (Fabio Audi). Ao longo da trama, Leonardo passa por um processo de descoberta de sua sexualidade e também de sua personalidade.

Marta Suplicy, ministra da cultura, ressaltou na cerimônia de anúncio a universalidade do filme. “A obra eleita nos oferece uma história original, roteiro bem defendido, com linguagem universal e é também uma obra de alta sensibilidade, que aborda a temática adolescente em situações extremas […] com uma história que pode ocorrer em qualquer país, em qualquer lugar”, afirmou.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho concorria ao lado de outras 18 produções brasileiras. Existe grande expectativa em torno do longa, aclamado pelos especialistas da área cinematográfica e vencedor de diversos prêmios internacionais. Entre as vitórias, estão o troféu Teddy Bear, para filmes de temática homossexual, e o prêmio da crítica no Festival de Berlim.

O Brasil concorreu apenas 5 vezes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. As produções foram O pagador de promessas (1963), O Quatrilho (1994), O que é isso companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999). Na última chance dada à indústria cinematográfica brasileira, concorreu também Fernanda Montenegro, protagonista do longa, na categoria de Melhor Atriz. A artista perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow e seu filme ficou atrás do italiano A Vida É Bela.

A 87ª cerimônia do Oscar deve ocorrer em 22 de fevereiro, em Los Angeles. Confira abaixo os 18 filmes brasileiros que concorreram à vaga.

A Grande Vitória, do diretor Stefano Capuzzi

A Oeste do Fim do Mundo, do diretor Paulo Nascimento

Amazônia, de Thierry Ragobert

Dominguinhos, de Eduardo Nazarian, Joaquim Castro e Mariana Aydar

Entre Nós, de Paulo Morelli

Exercício do Caos, de Frederico Machado

Getúlio,de João Jardim

Hoje eu quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro

Jogo de Xadrez, Luís Antônio Pereira

Minhocas, de Paolo Conti e Arthur Nunes

Não pare na pista: a melhor historia de Paulo Coelho, de Daniel Augusto

O Homem das Multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães

O Lobo atrás da Porta, de Fernando Coimbra

O menino e o mundo, de Alê Abreu

O menino do espelho, de Guilherme Fiúza Zenha

Praia do Futuro, de Karim Aïnouz

Serra Pelada, de Heitor Dhalia

Tatuagem, de Hilton Lacerda


COMENTÁRIO DO MONOLITO:

A escolha de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é importante por colocar em evidência a temática do longa, a homossexualidade, assunto que deve ser discutido e compreendido, contando amplamente com a arte para isso. O problema da trama de Daniel Ribeiro, porém, é o fato de fugir da natureza reflexiva observada nos últimos vencedores da categoria. Opções como Entre Nós e Praia do Futuro talvez se adequassem melhor à lógica seguida pela Academia. O filme, entretanto, é de qualidade inegável e tem como trunfo os prêmios ganhos em festivais internacionais. É sim merecedor de nomeação e tem reais chances de estar entre os 5 finalistas em janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s